Alguém já te perguntou: você sabe Excel? Então me ensina o PROCV. Ou falou: Faz um PROCV aqui para mim, que está tudo resolvido. Ou até mesmo: Eu sei Excel Avançado, sei usar o PROCV.
São tantas as histórias com essa função que daria até para escrever um livro.
E não é por menos, a função PROCV realmente é uma ótima ferramenta que apesar de suas limitações ajuda muito a todos que desenvolvem planilhas. Quem nunca usou PROCV que atire a primeira pedra!
Mas e essa tal de PROCX? será mesmo que é o fim do PROCV?
Bom, primeiramente vamos pensar em uma coisa, tudo na vida está em um processo de evolução, e com as funções do Excel não poderia ser diferente.
Quem usa no dia a dia a função PROCV sabe que ela é passível de manutenções, é só inserir uma coluna no meio da base e pronto, nosso núm_indice_coluna foi para o espaço. E esse é apenas um exemplo das diversas limitações que nosso grande PROCV possui. Por esse motivo os mais “avançados” em Excel optam pelo ÍNDICE + CORRESP, mas essa é uma conversa para outra hora.
Devido a isso, a equipe da Microsoft trabalhou em melhorias dessa função e a chamou de PROCX, mas devemos tomar alguns cuidados. Imagina que você trabalha com uma equipe e que cada pessoa tem uma versão de Excel instalada no computador. Vamos pensar em outra situação: você desenvolve aquela planilha linda para avaliação de fornecedores, mas seu fornecedor não usa o mesmo Pacote Office que você. Se a sua versão do Excel for acima de 2016 ou 365 você tem o PROCX e outras novas funções disponíveis. Entretanto se você salvar um arquivo utilizando essas novas funções e abrir em uma versão mais antiga do Office não será possível usar esses recursos. Ou seja, é necessário estar atento a quem irá receber ou utilizar esse arquivo onde foram usadas as novas funcionalidades.
A versão mais indicada atualmente é o Office 365, que possui as atualizações mais recentes, mas sabemos que não é todo mundo que usa essa versão.
Então a dica é: Fique atento as novas funcionalidades, elas são ótimas e irão facilitar nossa vida. Mas só use se tiver certeza de que quem receber seu arquivo também poderá usufruir desses novos recursos.
Gostou? Então me conte o que achou dessa dica!
Nos vemos no próximo Post, grande abraço!
Silas Galvino